skip to Main Content
Conselho Federal De Odontologia – O Que Todo Dentista Deve Saber?

Conselho Federal de Odontologia – O que todo dentista deve saber?

Conheça mais sobre o Conselho Federal de Odontologia

Dentista, o Conselho Federal de Odontologia é essencial para que sua profissão seja cada dia mais respeitada e tenha sua importância notada. Por conta disso, fizemos este artigo para que você conheça mais sobre ele.

Os órgãos de classes são essenciais à valorização de qualquer profissional, e o Conselho Federal de Odontologia está dentro dessa realidade.

Através de uma rigorosa análise de mercado e das atividades profissionais, ele ajuda a fiscalizar a atuação de odontologistas, além de realizar atividades que possibilitem que a profissão seja mais divulgada e respeitada.

Ele é muito importante ao exercício profissional de dentistas, pois busca verificar se as diretrizes para o correto exercício da profissão estão sendo seguidas.

Continue conosco e conheça mais sobre o Conselho Federal de Odontologia.

O que é o Conselho Federal de Odontologia?

Ele e os demais Conselhos Regionais foram criados através da Lei 4.324, de 14 de abril de 1964.

O Conselho Federal de Odontologia é uma entidade reconhecida, de direito público, mas que possui autonomia administrativa e financeira.

Uma de suas maiores preocupações é que seus profissionais respeitem a ética e demais exigências da profissão.

Para tanto, busca julgar processos éticos e emite atos normativos, possuindo em seu banco de dados, registros sobre profissionais habilitados a realizarem suas atividades.

Isso também é importante pois dá mais segurança à sociedade ao buscar por dentistas de fato capacitados, tendo em vista, inclusive, a responsabilidade que esse tipo de trabalho requer.

Você conhece as duas premiações concedidas pelo CFO?

Periodicamente o Conselho Federal de Odontologia (CFO) realiza duas cerimônias de premiações.

A primeira delas é a “Comenda de Honra ao Mérito Odontológico Nacional”.

Através dela, o CFO busca homenagear profissionais da área e qualquer outra pessoa que tenha prestado serviços de grande importância à Odontologia do Brasil.

Todas as indicações de nomes são votadas por uma comissão, que é composta por membros ilustres da classe.

A premiação costuma ser dividida em três categorias, conforme consta no texto do artigo 3° do Regimento Interno – Honra ao Mérito do Conselho Federal de Odontologia:

  1. a) Contribuição profissional, nos campos da ciência, seja na pesquisa e/ou no ensino;
  2. b) Contribuição honorífica, no plano do desempenho social, político e nos serviços; e,
  3. c) Contribuição benemérita, na área de doação material e/ou obras odontológicas, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes, sendo que, nesta categoria, os homenageados poderão ser profissionais da Odontologia ou não.

O Conselho Federal de Odontologia também conta com um prêmio direcionado às prefeituras.

Ele é denominado Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia, foi criado através da Resolução CFO-65/2005, sendo realizado todo ano.

Um dos seus principais objetivos é reconhecer o trabalho de prefeituras na introdução de políticas públicas relacionadas à saúde da boca e que façam diferença na vida da população.

Esteja em dia com o seu Conselho de Classe 

Caro dentista, como percebemos, a atuação do Conselho Federal de Odontologia é essencial para que a importância da sua profissão possa ser cada vez mais reconhecida.

Bem, e por falar nisso, sabia que essa também é uma das nossas preocupações?

Nós, da JL Ramos Contabilidade, sabemos o quanto seu consultório é importante para a qualidade de vida da população…

E que quanto mais ele crescer ou estiver bem estruturado econômica e financeiramente, mais pessoas poderão se beneficiar dos seus serviços.

Por conta disso, buscamos cada dia mais disponibilizar serviços especializados para que você possa se preocupar apenas com o que de fato é o principal objetivo da sua clínica: 

Oferecer serviços de qualidade e um atendimento de excelência aos seus clientes.

Para isso, você só precisa entrar agora em contato com um dos nossos especialistas.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top