Encontre o CNAE Dentista e sorria para seus pacientes
Erro na hora de escolher CNAE Dentista pode deixar você em apuros com o Fisco
Com as dicas desse artigo você e o seu consultório estarão prontos para atender os pacientes com sorriso aberto.
O CNAE Dentista é um dos primeiros passos para você ter sucesso com seus pacientes, sem pensar em problemas com o Fisco.
Entenda um pouco sobre como abrir um consultório.
Não pense que abrir um consultório é complicado.
Para abertura de um consultório, assim como qualquer outro negócio, exige uma atenção, principalmente quando falamos do FISCO.
O CNAE Dentista, assim como o CNPJ, é responsável para definir o tipo de sociedade empresarial correto para você não pagar imposto a maior.
Importante você saber que o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) distingue qual será a atividade exercida pelo profissional em seu negócio.
Para atendimento em consultório, o CNAE Dentista pode ser:
- CNAE Dentista – 8630-5/4 – Clínica Odontológica; Pública ou Particular;
- CNAE Dentista – 8513-8/02 – Atividades de Clínicas Odontológicas (Clínicas, Consultórios e Ambulatórios)
Pode existir mais de um CNAE Dentista no seu contrato social, ou seja, você pode atuar como funcionário público, atender em um ambulatório público e ainda ter o seu próprio consultório.
Importante lembrar que você, no momento que entra no mercado, precisa colocar em prática as especialidades que dentista pode atuar no seu consultório.
Independente da especialidade que você irá atuar, o CNAE Dentista será 8630-5/04.
Nesse caso, é necessário especificar no contrato social as atividades (CNAE Dentista) sendo uma principal e a outra como secundária.
Sobre a regime de tributação, posso ser MEI?
Infelizmente não. A legislação do MEI (Lei Complementar nº128/08) não permite que os dentistas optem pelo MEI para abrir o seu consultório.
Você que quer abrir um consultório sozinho, a melhor opção é Empresário Individual ou EIRELI.
Assim como CNAE Dentista, o regime de tributação adequado para seu consultório evita recolhimento de impostos indevidos, ou seja, recolher mais do que necessário.
Agora, você pode optar por abrir o consultório em sociedade, como por exemplo Sociedade Limitada.
No caso de Sociedade Limitada (LTDA), o contrato social deve constar os sócios da sociedade e o capital social previsto na sociedade.
Como abrir um consultório de odontologia?
A legislação brasileira define que para abertura de sociedade empresarial é necessário ter orientação de profissional da contabilidade para esclarecer as dúvidas do empreendedor.
Busque um escritório de contabilidade e profissionais para orientar de forma correta e legal a abertura de seu consultório.
O CNAE Dentista correto e tipos societários são algumas das orientações que os profissionais de contabilidade podem esclarecer para você, dentista.
Lembre que o CNAE certo pode te livrar de sérios apuros com o FISCO!
Viu como esse artigo ajudou você a entender sobre como abrir um consultório dentro da legalidade?!
Enfim, conte com a JL Ramos para esclarecer suas dúvidas e abrir um consultório de sucesso.
A JL Ramos Contabilidade Digital é especialista em Contabilidade para MÉDICOS E DENTISTAS.
Está vendo esse botão verdinho no canto inferior da tela, clique e os nossos especialistas irão atender você com as informações como o CNAE certo para te livrar de sérios apuros com o Fisco!
No comment yet, add your voice below!